O MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) é uma atividade avaliativa aplicada por disciplina no ambiente virtual de aprendizagem – Studeo. Consiste na entrega de um arquivo (geralmente em PDF), elaborado pelo estudante com base em uma proposta prática desenvolvida pelo professor formador. Assim como as demais atividades produzidas, deve vir com um feedback de resposta bem detalhado.
Mais do que uma simples tarefa, o MAPA representa um diferencial das metodologias imersivas da Unicesumar, por conectar os conteúdos acadêmicos a situações reais da profissão, respeitando o contexto regional dos estudantes e promovendo o desenvolvimento de competências práticas, reflexivas e interdisciplinares.
1. Contextualização clara e realista
Inicie a proposta com uma situação-problema concreta, próxima do cotidiano profissional do aluno. Utilize uma narrativa envolvente que introduza um desafio real, incluindo elementos como personagens, local e objetivos. Isso gera engajamento e sentido à aprendizagem.
O comando da atividade deve ser específico, direto e sem margem para interpretações dúbias. Ele orienta o estudante exatamente sobre o que deve ser feito, como deve ser feito e qual é o produto esperado.
Para isso, é essencial:
Utilizar verbos no infinitivo ou no imperativo, que indicam ações claras;
Evitar termos genéricos como “fale sobre” ou “comente”, que podem gerar confusão quanto à profundidade e ao formato esperado da resposta;
Especificar o formato de entrega (ex: relatório, diagrama, código, apresentação etc.).
Obs. Evite solicitar a elaboração de um código. Dê preferência a análise de um código.
Exemplos de comandos bem estruturados:
Elabore um diagrama de classes representando o cenário descrito.
Realize a análise dos dados abaixo utilizando linguagem SQL e apresente os resultados em uma tabela.
3. Alinhamento com o conteúdo da disciplina
O MAPA deve mobilizar saberes específicos da disciplina, integrando os conteúdos teóricos estudados com uma aplicação prática. Sempre que possível, inclua uma abordagem interdisciplinar.
4. Uso de metodologias diversificadas
Essa prática deve envolver a resolução de problemas técnicos contextualizados, o uso de ferramentas do mercado, e a aplicação de habilidades de programação, modelagem, análise ou desenvolvimento de sistemas.
5. Adequação ao perfil dos estudantes
Considere:
A realidade dos polos (incluindo equipamentos, conectividade, materiais disponíveis);
A acessibilidade dos recursos;
A clareza das instruções, garantindo que todos os estudantes compreendam o que fazer.
6. Critérios de avaliação
Inclua no final da proposta os critérios que serão considerados para correção, como:
Coerência da resposta;
Fundamentação teórica;
Aplicação prática do conteúdo;
Clareza e organização do texto;
Criatividade e originalidade.
7. Feedback detalhado
Elabore um modelo de resposta comentado, ou uma orientação para feedback individual. Isso é essencial para o aprendizado formativo do estudante.
Pontuação do MAPA
1º Ano: vale 5,0 pontos.
2º e 3º Ano: vale 3,5 ponto.
2º e 3º Ano imersão: vale 7,0 pontos.
EXEMPLO1:
Olá, estudante!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina e para realizar a atividade Mapa você precisa cumprir algumas etapas, a saber:
(1) PRIMEIRA ETAPA: Análise do contexto
Os modelos TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) e OSI (Open Systems Interconnection) são estruturas essenciais que fornecem a base para o funcionamento eficiente
das redes de computadores. Ambos foram desenvolvidos para padronizar e organizar os diversos elementos envolvidos na comunicação entre sistemas, permitindo a interoperabilidade e
facilitando o desenvolvimento e a manutenção das redes.
O Modelo OSI, proposto pela International Organization for Standardization (ISO), é composto por sete camadas, cada uma representando uma etapa específica do processo de
comunicação. Começando pela camada física, responsável pela transmissão de bits através de meios físicos, o modelo OSI progride através das camadas de enlace, rede, transporte,
sessão, apresentação e aplicação. Cada camada possui funções bem definidas, promovendo a modularidade e a flexibilidade do sistema.
Ambos os modelos TCP/IP e OSI fornecem formas lógicas de rede, bem como o processamento de informações usando um sistema em camadas. Em ambos os sistemas, cada camada tem
uma função específica. Isso torna mais fácil identificar onde os problemas estão ocorrendo no caso de uma falha, por exemplo, em ambos os modelos, você pode determinar se os dados
não estão sendo transmitidos corretamente para um dispositivo de hardware isolando possíveis problemas na camada de enlace de dados (OSI) ou na camada de hardware (TCP/IP).
Dentre as diferenças entre o modelo TCP/IP e OSI, a maior diferença entre os dois modelos é que o modelo OSI segmenta múltiplas funções que o modelo TCP/IP agrupa em camadas
únicas. Isso se aplica tanto às camadas de aplicação quanto de acesso à rede do modelo TCP/IP, que contêm múltiplas camadas descritas no modelo OSI.
(2) SEGUNDA ETAPA: Realização da Pesquisa
Tendo isso em mente, para a realização desta atividade primeiramente você deverá fazer uma pesquisa (usar fontes confiáveis) para saber um pouco mais sobre os modelos TCP/IP e OSI
(3) TERCEIRA ETAPA: Demonstração de conhecimentos
Levando-se em consideração o contexto dado e suas pesquisas sobre o assunto, considere que você é um profissional da área de redes de computadores, onde durante sua entrevista de
emprego foi questionado sobre qual é o melhor dos modelos (TCP/IP ou OSI), em termos de vantagens e desvantagens. Em sua entrevista você requisitado a responde-se as
seguintes perguntas de modo escrito:
Pergunta 1 - Descreva quais os principais pontos de vantagens e desvantagens de cada modelo.
Pergunta 2 - Descreva como em cada modelo os dados podem ser verificados nas camadas.
Pergunta 3 - Qual modelo é mais utilizado em estruturas modernas e por que.
Pergunta 4 - Qual a vantagem entre segmentar as funções em mais camadas?
O que devo entregar?
Deverá ser entregue as respostas das perguntas anteriores em um arquivo de WORD ou PDF, conforme formulário padrão constante nos materiais da disciplina;
Dicas
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento.
2. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
3. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada.
4. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo
avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
5. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
6. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não
serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a).
Você será avaliado(a) de acordo com a profundidade das respostas para as perguntas sugerias além das perguntas acrescentadas por você.
Resposta esperada:
Nota / Valor Descrição dos critérios:
Pergunta 1) 0.75 - Descreveu quais os principais pontos de vantagens e desvantagens de cada modelo.
Pergunta 2) 0.75 - Descreveu como em cada modelo os dados podem ser verificados nas camadas.
Pergunta 3) 1.00 - Respondeu qual modelo é mais utilizado em estruturas modernas e por quê.
Pergunta 4) 1.00 -- Respondeu qual a vantagem entre segmentar as funções em mais camadas?
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3.50 / 3.50 Nota final
1) Vantagens do Modelo OSI:
Modularidade e Flexibilidade: A estrutura em camadas permite que cada camada opere de forma independente, facilitando a atualização ou substituição de uma camada sem afetar as
outras.
Padronização Internacional: O OSI é um padrão internacional, promovendo a interoperabilidade entre diferentes fabricantes e fornecedores.
Facilidade de Diagnóstico e Resolução de Problemas: A segmentação das responsabilidades em camadas simplifica a identificação e resolução de problemas em uma rede.
Desvantagens do Modelo OSI:
Complexidade: A divisão em sete camadas pode tornar o modelo complexo demais para implementações práticas, especialmente em redes pequenas e médias.
Custo e Recursos: A implementação completa do OSI pode exigir mais recursos do que muitas organizações estão dispostas a investir, tornando-o menos viável em ambientes menos
complexos.
Vantagens do Modelo TCP/IP:
Simplicidade: Com apenas quatro camadas, o TCP/IP é mais simples e, portanto, mais fácil de implementar e gerenciar.
Eficiência: A simplicidade do TCP/IP geralmente resulta em um desempenho mais eficiente, adequado para redes de todos os tamanhos.
Sucesso Prático: O TCP/IP é a espinha dorsal da Internet, o que o torna uma escolha prática e bem-sucedida para muitas implementações.
Desvantagens do Modelo TCP/IP:
Falta de Padronização em Camadas: A falta de uma correspondência direta entre as camadas do TCP/IP e as do OSI pode tornar a integração com outros sistemas e protocolos menos
direta.
Menos Modularidade: A simplicidade do TCP/IP pode resultar em menos modularidade, tornando-o menos adaptável a certas mudanças ou atualizações.
2) Com o modelo OSI, por exemplo, você pode se concentrar especificamente na camada de aplicação, na camada de apresentação ou na camada de sessão para descobrir por que os
dados não estão saindo da maneira esperada.
3) O TCP/IP tem a vantagem de ter mais aplicações e também é comumente usado em estruturas de rede mais atuais. Isso o torna preferível para alguns administradores porque pode ser
a estrutura comumente usada por colegas de equipe ou outros administradores.
4) Com o modelo TCP/IP, por outro lado, as funções destas três camadas são todas combinadas na camada de aplicação, assim, entre o Modelo TCP/IP e o modelo OSI levamos em
consideração que o modelo OSI é a escolha preferível, sendo todos os outros fatores iguais. O fato de segmentar as funções da rede em mais camadas torna a solução de problemas e a
melhoria do desempenho da rede mais simples.
EXEMPLO 2:
Caro discente,
Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, torna-se efetivo relacionar o que se aprende com situações reais. Nesta atividade, você é convidado a
verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Para isso, atente-se para as orientações desta atividade MAPA e realize um ótimo trabalho!
Esta atividade tem como objetivo ajudá-lo a compreender como o Gerenciamento de Serviços (com base na ITIL) pode ser aplicado na divisão de tarefas entre equipes internas e externas para melhorar a qualidade dos serviços de TI.
1. Selecionar um Cenário: Escolha um cenário de uma organização fictícia (ou real, se aplicável) em que os serviços de TI são fundamentais para o funcionamento do negócio. Este cenário servirá como base para a atividade.
2. Identificar Atividades: Liste 3 atividades relacionadas à gestão de serviços de TI que são realizadas por equipes internas e liste 3 atividades relacionadas à gestão de serviços de TI que são realizadas por equipes externas no
cenário selecionado.
Por exemplo:
Equipe Interna: Manutenção de hardware, desenvolvimento de software interno, gerenciamento de servidores.
Equipe Externa: Suporte de terceirizados, fornecimento de infraestrutura em nuvem, suporte ao usuário final.
3. Aplicar a ITIL: Para cada atividade identificada, descreva como os princípios e as melhores práticas da ITIL podem ser aplicados para melhorar a qualidade do serviço.
Por exemplo:
Atividade: Manutenção de hardware
Aplicação da ITIL: A ITIL recomenda a criação de processos de gerenciamento de incidentes para lidar com falhas de hardware de maneira eficiente, garantindo que sejam resolvidas rapidamente e com o mínimo de impacto nos
negócios.
4. Elaborar um Plano de Melhoria: Para cada atividade identificada, com base nas recomendações da ITIL, elabore um plano de melhoria que descreva as ações que a organização pode tomar para otimizar a prestação de serviços
de TI. Inclua prazos, responsabilidades e recursos necessários.
Dicas para realizar a atividade mapa:
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina
2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitidas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas
conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte
da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a).
GABARITO:
BENEVINO, L. F.; COSTA, J.; PEREIRA, J. M.; TOKUMOTO, R. C. Governança em TI. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Reimpresso em 2023.[Unidade 1, p. 41- 43]
Critérios de Avaliação:
Nota / Valor Descrição dos critérios:
x.xx /1,00 – 1. Apresentar 6 atividades, sendo 3 para equipe interna e 3 para equipe externa.
x.xx /1,00 – 2. Apresentar 6 aplicações de da ITIL.
x.xx /1,5 – 3. Apresentar 6 planos de melhorias.
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xx.xx / 3.50 Nota final
Cenário Selecionado: Organização XYZ, que presta serviços financeiros e depende fortemente de sistemas de TI para suas operações.
Atividades Identificadas para a Equipe Interna:
Equipe Interna:
Desenvolvimento de aplicativos de software internos.
Gerenciamento de servidores internos.
Suporte técnico interno.
Atividades Identificadas para a Equipe Externa:
Equipe Externa:
Manutenção de hardware por uma empresa terceirizada.
Fornecimento de serviços em nuvem por um provedor externo.
Suporte ao usuário final por meio de um contrato de suporte terceirizado.
Aplicação da ITIL
Aplicação da ITIL para a Equipe Interna:
Atividade: Desenvolvimento de aplicativos de software internos
Aplicação da ITIL: A ITIL sugere a criação de processos de gerenciamento de mudanças para garantir que as alterações de software sejam planejadas e implementadas de forma controlada, minimizando riscos e impacto nos
serviços.
Atividade: Gerenciamento de servidores internos
Aplicação da ITIL: A ITIL recomenda a implementação de processos de gerenciamento de configuração para manter registros precisos de configuração dos servidores e garantir que eles estejam sempre disponíveis e funcionando
conforme o esperado.
Atividade: Suporte técnico interno
Aplicação da ITIL: A ITIL destaca a importância do gerenciamento de incidentes para fornecer suporte eficaz e resolução rápida de problemas, melhorando a satisfação do usuário final.
Aplicação da ITIL para a Equipe Externa:
Atividade: Manutenção de hardware por uma empresa terceirizada
Aplicação da ITIL: A ITIL enfatiza a necessidade de processos de gerenciamento de incidentes para lidar com falhas de hardware de maneira eficiente, garantindo que sejam resolvidas rapidamente e com o mínimo de impacto nos
negócios.
Atividade: Fornecimento de serviços em nuvem por um provedor externo
Aplicação da ITIL: A ITIL sugere que contratos de serviço com fornecedores externos incluam acordos de nível de serviço (SLAs) para garantir a disponibilidade e a confiabilidade dos serviços em nuvem.
Atividade: Suporte ao usuário final por meio de um contrato de suporte terceirizado
Aplicação da ITIL: A ITIL recomenda processos de gerenciamento de incidentes para garantir um suporte eficaz e uma resolução rápida de problemas dos usuários, melhorando a satisfação do cliente.
Planos de Melhoria para Cada Atividade:
Plano de Melhoria para "Desenvolvimento de aplicativos de software internos": Desenvolver um processo de gerenciamento de mudanças para o desenvolvimento de aplicativos de software internos até o final do próximo trimestre.
Plano de Melhoria para "Gerenciamento de servidores internos": Implementar um processo de gerenciamento de configuração para manter registros precisos dos servidores internos até o final do próximo trimestre.
Plano de Melhoria para "Suporte técnico interno": Criar processos de gerenciamento de incidentes para lidar com problemas de suporte interno de maneira eficiente até o final do mês atual.
Plano de Melhoria para "Manutenção de hardware por uma empresa terceirizada": Implementar um processo de gerenciamento de incidentes para lidar com falhas de hardware de maneira eficiente com a equipe terceirizada até o
final do mês atual.
Plano de Melhoria para "Fornecimento de serviços em nuvem por um provedor externo": Estabelecer acordos de nível de serviço (SLAs) com o fornecedor de serviços em nuvem para garantir a disponibilidade e a confiabilidade dos
serviços até o final do próximo trimestre.
Plano de Melhoria para "Suporte ao usuário final por meio de um contrato de suporte terceirizado": Rever e atualizar os contratos de suporte terceirizado para garantir a satisfação do usuário final até o final do próximo trimestre.