Início do Ciclo de Aprendizagem: ao iniciar um novo ciclo de estudos estimula-se um momento preparatório no qual convida-se o estudante ao autoestudo, desafiando-o, incentivando-o e estimulando-o a saber expandir sua apreensão sobre o conteúdo proposto por meio de proposições relevantes para o aprendizado. Trata-se de um momento de movimentação dos conhecimentos prévios e significados necessários para as demais etapas de aprendizagem. Desta forma, a estruturação inicial de um processo educativo observa duas etapas: a problematização e a significação. A problematização é a etapa na qual o docente apresenta um problema, um desafio, um texto, um case, uma notícia ou mesmo uma única questão estimulante com intuito de provocar o conflito cognitivo no estudante. Considerando que quando um sujeito se depara com uma situação nova, tentará, inicialmente, utilizar seus conhecimentos prévios para dar conta de solucionar a situação. Quando percebe que nesta nova situação, seus conhecimentos não são suficientes para solucionar o problema, este sujeito organiza um novo conflito cognitivo.
O conflito cognitivo, aqui compreendido como uma dialética cognitiva, gera um desequilíbrio mobilizador e faz com que o estudante busque por novas respostas, com o propósito de melhor compreender e solucionar a questão. A significação é a etapa que está comprometida com o significado, objetivo, relevância e importância do que se estuda. Depois que o estudante compreende a razão do que passará a estudar ele se sente estimulado, antecipa e aprofunda o seu conhecimento. Contudo, o mais relevante para a aprendizagem significativa é a ancoragem de novos conhecimentos sobre os conhecimentos prévios já existentes no estudante. Desta forma, dar contexto e significar é um exercício pedagógico de aproximação do novo conhecimento.
Após realização do momento inicial, o processo educativo passa então para o segundo momento do ciclo de aprendizagem que contempla as etapas de: Experimentação, Reflexão e Conceitualização. Estas etapas, estão intimamente ligadas e são concebidas com a ideia de que o homem é entendido como um ser ativo, que age no processo de construção do conhecimento, logo a atividade docente deverá priorizar situações que possibilitem esta construção de maneira significativa, por meio da ação consciente do sujeito da aprendizagem. A experimentação é o momento no qual o estudante desenvolve as competências pessoais e profissionais por meio de estratégias pedagógicas diferenciadas subsidiadas pela imersão nos conteúdos definidos pelos objetivos de aprendizagem.
Nesta fase ocorre a atividade, onde os estudantes vivem uma experiência estruturada pelos atores pedagógicos e mediada por recursos e objetos de aprendizagem. Defende-se que a aprendizagem não se concretiza somente no plano cognitivo, mas na reflexão consciente sobre as experiências, com o intuito de transformá-las em aprendizagens. Trata-se de um momento “mão na massa” que permite ao estudante testar, vivenciar e, portanto, experimentar uma dada realidade, prática ou atividade profissional. O processo de reflexão sobre a experiência cria condições favoráveis para o aprender. Como afirmou Sócrates “uma vida sem reflexão não merece ser vivida”. Numa referência aqui à importância do pensar sobre a realidade vivida, trata-se de um momento (de reflexão) dedicado a estimular o estudante de forma que ele seja capaz de decifrar, compreender e estruturar sobre o objeto investigado, sobre sua experiência e sobre sua observação. Em decorrência, caminha-se para a etapa da conceitualização, ou seja, depois da experimentação e reflexão sobre a experiência, o estudante é conduzido a desenvolver seu conceito, a entrar em contato com os conceitos históricos, filosóficos, teológicos e científicos. Assim, compreende-se que a aprendizagem está fertilizada pela imersão permitindo um aprofundamento teórico-prático para além da memorização mecânica de informações arbitrárias.
No desdobramento do ciclo de aprendizagem chegamos ao terceiro nível que está organizado em duas etapas: a ação e a avaliação. Uma aprendizagem completa não estimula apenas a capacidade de problematizar, é preciso desenvolver as capacidades de resolver problemas e intervir.
Nesta etapa da Ação o estudante é desafiado a criar, a organizar seus conhecimentos, sintetizar e apresentar soluções. É o momento no qual materializa-se os motivos dos quais se ensina algo para alguém - a ação. Trata-se da aplicação dos aprendizados nas situações profissionais da área estudada, seja por meio da atividade profissional, seja no compartilhamento dos comportamentos a serem mudados e, principalmente, os que devem ser mantidos e multiplicados.
O fechamento do ciclo é materializado pela realização da avaliação. A avaliação do processo ensino e aprendizagem é um dos aspectos mais impactantes na vida acadêmica e essencial para analisar o planejamento do ciclo de aprendizagem. Nesta fase estimula-se, sempre que possível, o exercício metacognitivo, ou seja, a reflexão do conhecimento do próprio conhecimento, à avaliação, à regulação e à organização dos próprios processos cognitivos.
O ciclo de aprendizagem, mote desse livro, formou-se primeiramente no movimento de aprender de cada um de nós, em que cada etapa foi construída a partir do refletir e de se “ descortinar” de outras metodologias, crenças, vivências e de experiências. A sua solidificação acontece durante o processo de implantação, que teve, sim, muitas idas e vindas de reflexão, de discussão, de busca de modelo, de retomadas conceituais e que, por fim, foi entendido, divulgado e internalizado por toda a equipe pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino do EAD e, hoje, amplamente, aplicado em todos os cursos, com bons frutos já sendo colhidos e descritos neste livro. O que nos orgulha demais!
Foi um grande esforço da equipe registrar os seus estudos, trabalho e dedicação com um tema tão importante para nós. Fazer educação de qualidade está em nosso DNA e enraizada em nosso coração azul. Por isso, queremos compartilhar com você, caro leitor, essa experiência.
Estamos com a nossa segunda produção sobre a Identidade Pedagógica que temos adotado primeiro na Unicesumar e depois no Grupo Vitru. Aqui a principal oportunidade de aprendizagem que queremos trazer é a do papel do profissional da educação enquanto pensador, que se coloca diante dos desafios do seu tempo, (seja qual for este tempo, presente ou futuro) enquanto pensador da educação. Somos atores deste campo profissional e somos ativos na vida da sociedade como um todo e, estamos em todos os lugares: nos centros, nos morros, junto às populações ribeirinhas, formando seres humanos nos mais diversos contextos, no desafio de formar pessoas em todos os cenários sociais. Como estamos nos enxergando e quem somos nós? Enfim, vamos em frente, muito mais que na teoria da educação continuada, vamos cientes de que a humanidade evolui a cada segundo e temos que escolher se estamos indo com ela. Ou estamos estagnados num tempo que não dá conta de responder aos desafios do tempo presente e dos tempos futuros.
Será que nosso estudante está preparado para essa aventura imersiva?
Quem não gosta de uma boa história? Pensando nisso, que história real você pode contar sobre sua vivência profissional ou sobre casos de repercussão nacional que envolvam o tema escolhido e acionem os conhecimentos prévios do estudante, despertando um conflito cognitivo?
O objetivo é promover o interesse do estudante para que ele se sinta desafiado a mobilizar seus conhecimentos, resolva as problematizações propostas e, mais importante, seja estimulado a aprender mais a respeito, a fim de construir explicações satisfatórias.
No processo de problematização, o estudante deverá ser imerso em situação na qual ele seja capaz de abandonar, complementar, ou reformular suas hipóteses iniciais, substituindo-as por outras mais adequadas.
Para que a problematização seja realizada com sucesso, você pode se pautar em diferentes narrativas instigadoras apresentadas anteriormente.
Você fez uma contextualização e trouxe uma provocação que tirou o estudante da zona de conforto. Agora, quais dados, informações e relatos podemos apresentar para promover um significado inicial sobre o tema?
Aqui, você deve apresentar a importância da solução deste problema, fundamental para que o estudante compreenda por que estudar o conteúdo abordado.
Na Metodologia Imersiva, o contexto, o envolvimento com a história são muito importantes, portanto, a narrativa deve ser detalhada e criativa para o estudante continuar a sua leitura com curiosidade e clareza.
Como diz o velho ditado: "Não se pode transmitir experiência. É preciso passar por ela." Com base nisso, qual atividade você propõe para oportunizar ao nosso estudante um conhecimento inicial sobre o tema que você está abordando?
Essa experiência pode ser palpável ou não, mas é importante para que o aluno veja as possibilidades de execução ou forma de solucionar o problema inicial.
A partir da experiência proposta, quais reflexões você pretende despertar no estudante?
A Reflexão vem com o uso da ferramenta ''Diário de Bordo'', na qual o estudante deve interagir com os saberes e o material, registrando sua experiência, sua compreensão ou sua significação produzidas.
Para que o estudante também possa refletir sobre esse exemplo, você deve criar uma contextualização que o incentive a fazer este registro .
Reflita comigo sobre os pontos-chave dessa história/situação/problema:
Seu texto 1
Seu texto 2
Seu texto 3
Quais conceitos teóricos são necessários para embasar as discussões sobre o tema e promover o avanço do estudante?
Esta é a etapa com a apresentação da discussão teórica, de modo a promover o aprofundamento da problematização, por meio do conhecimento científico. Essa etapa está prevista no Ciclo de Aprendizagem da Unicesumar.
É fundamental explicar ao estudante por que todas essas atividades foram importantes e fazer a conexão da teoria com a prática, ou seja, com os Ambientes Profissionais. A ação deve respaldar os conhecimentos construídos até aqui e permitir que o estudante compreenda as soluções propostas para os problemas apresentados..
O encerramento do Ciclo de Aprendizagem Unicesumar ocorre por meio da Avaliação. Neste momento, indique ao estudante atividades que irão promover a consolidação dos conhecimentos estudados..
Exemplo do uso de slides em aula ao vivo evidenciando o uso do ciclo de aprendizagem.