A Atividade 1 (AE1) é composta por uma questão discursiva, elaborada conforme o padrão ENADE. Essa atividade é formulada pelo professor formador e inclui um feedback de resposta para orientar o estudante em sua aprendizagem.
A atividade é realizada por meio do Studeo, o ambiente virtual de aprendizagem da instituição, onde o estudante deve desenvolver sua resposta de forma argumentativa e fundamentada.
Em relação à sua complexidade, a AE1 deve incluir elementos de interpretação e/ou raciocínio lógico, estimulando o aluno a refletir criticamente sobre o tema abordado e a aplicar os conceitos estudados de maneira prática e coerente. A questão deve remeter ao conteúdo da disciplina, estimulando a utilização do material didático como referência.
A AE1 deve incentivar o estudante a:
Relacionar conceitos teóricos com situações práticas;
Desenvolver o pensamento crítico e reflexivo;
Demonstrar a compreensão do conteúdo abordado na disciplina.
A questão discursiva da AE1 deve seguir os seguintes critérios:
Contextualização: O enunciado deve apresentar uma introdução clara sobre o tema da questão. Sempre que possível, utilizar exemplos do cotidiano, estudos de caso ou problemas reais.
Comando: Deve ser direto e objetivo, deixando claro o que se espera da resposta do estudante.
Critérios de Avaliação/gabarito: A questão deve incluir um gabarito detalhado, que será utilizado pela célula de correção para avaliar as respostas dos estudantes. O gabarito deve apresentar critérios claros e objetivos para a correção. A resposta esperada deve ter em média 10 linhas.
2.1. Pontuação da AE1
1º Ano: AE1 vale 2,0 pontos.
2º e 3º Ano: AE1 vale 0,5 ponto.
2º e 3º Ano imersão: AE1 vale 3,0 pontos.
2.2. Exemplo de Critérios de Correção
Os critérios de avaliação devem ser bem definidos e segmentados para garantir uma correção objetiva. Segue um exemplo:
Exemplo 1 – Atividade sobre Tecnologia e Sociedade (1º Ano)
Nota / Valor
Descrição dos Critérios
x.xx / 0,50 - Análise crítica da evolução das mídias sociais e suas implicações.
x.xx / 0,50 - Comparação entre gerações e suas formas de comunicação.
x.xx / 1,00 - Fundamentação teórica e argumentação na resposta.
xx.xx / 2,00 - Nota final.
Exemplo 2 – Atividade sobre Matemática Financeira (2º e 3º Ano)
Nota / Valor
Descrição dos Critérios
x.xx / 0,25 - Definição correta do conceito matemático abordado.
x.xx / 0,25 - Cálculo correto das combinações aplicadas ao problema.
xx.xx / 0,50 - Nota final.
Exemplo 3 - Atividade Imersão (2º e 3º Ano)
Critérios de avaliação
x.xx/1,0 Item 1 - Correção de bug nome vazio
x.xx/1,0 Item 2 - Correção de bug e-mail
x.xx/1,0 Item 3 - Correção de bug senha
x.xx / 3,0 - Nota final.
Acesse o guia de elaboração de questões e tutoriais clicando no link abaixo:
Podemos considerar que a informação é fundamental e essencial no apoio das estratégias e aos processos de tomada de decisão nas organizações. Acredita-se que, nenhuma empresa pode escapar aos efeitos da revolução causada pela informação e toda e qualquer empresa deve ter uma atenção sobre os dados que circulam na rede de comunicação da organização. Ter consciência de que a informação é um requisito tão importante quanto os recursos humanos e equipamentos é fundamental para a organização.
A tecnologia da informação abrange uma gama de produtos de hardware e software capazes de coletar, armazenar, processar e acessar números e imagens, que são usados para controlar equipamentos e processos de trabalho e conectar pessoas, funções e escritórios dentro das empresas e entre elas (WALTON, 1993).
A tecnologia da informação corresponde a objetos (hardware) e veículos (software) destinados a criar sistemas de informações que, por sua vez, resultam da implementação da TI através do uso de computadores e da telecomunicação (BALARINE, 2002).
BALARINE, Oscar Fernando Osorio. Gestão da informação: tecnologia da informação como vantagem competitiva. Revista de Administração de Empresas–eletrônica, São Paulo, v. 1, n. 1, 2002.
WALTON, Richard E. Tecnologia de informação: o uso de TI pelas empresas que obtêm vantagem competitiva. In: Tecnologia de informação: o uso de TI pelas empresas que obtêm vantagem competitiva. 1994. p. 215-215.
Com base no contexto apresentado sobre a importância da informação e sobre recursos correspondentes sobre TI, considere que você foi recentemente contratado como Gestor de TI de uma empresa, na qual os gerentes dos setores comercial, de almoxarifado e triagem de pedidos relataram ao você a seguinte situação:
Todas as terças-feiras entre às 14h e 17h, horário do despacho dos caminhões para as viagens interestaduais o sistema fica extremamente lento, por vezes nem sendo possível transferir arquivos pela rede interna. Outra situação que foi identificada é que em determinados momentos alguns computadores abrem páginas de internet desconhecidas. Além disso, também estão tendo problemas de funcionários acessando sites e redes sociais no horário de trabalho.
Nos setores mencionados acima, a estrutura atual é a seguinte:
- Sala Comercial: 6 estações de trabalho e 2 hub
- Almoxarifado: 3 estações de trabalho e 1 hub
- Triagem de pedidos: 4 estações de trabalho e 1 hub
Diante deste cenário, seu papel como Gestor de TI é identificar as possíveis causas desses problemas, descrevendo-os (cerca de 7 a 10 linhas) uma solução viável para os mesmos.
OBS: Não se limite apenas ao texto apresentado. Caso necessite criar alguma situação não apresentada para justificar a organização dos equipamentos, use sua criatividade não há restrições.
A apuração dos custos de produção proporciona informações fundamentais para a gestão dos empreendimentos. Por meio dela, é possível identificar os processos mais onerosos, verificar a ocorrência de desperdícios, analisar formas de melhorias na produção entre outros dados que auxiliam na performance de todo negócio.
CASTRO, Silvio César de. Contabilidade no Agronegócio. Maringá-Pr: UniCesumar, 2020.
A respeito dos custos, aponte ao menos três objetivos da contabilidade de custos com base em atividades do agronegócio.