A aula ao vivo é um recurso pedagógico essencial para o desenvolvimento da aprendizagem, proporcionando interação entre os alunos, professores e o conhecimento. No contexto do ensino de tecnologia, essa modalidade deve ir além da exposição teórica, valorizando a prática, o uso de recursos tecnológicos e a experimentação ativa por parte dos estudantes.
Para garantir a participação e o engajamento dos alunos, recomenda-se a utilização de tecnologias digitais interativas, como IDEs online, simuladores, ambientes de codificação colaborativa e aplicativos de engajamento. Esses recursos permitem dinamizar a aula e aproximar os alunos da realidade profissional da área de tecnologia.
Além do conteúdo expositivo, o professor formador pode aplicar metodologias que estimulam a participação ativa dos estudantes, tais como:
Demonstração prática: desenvolvimento de código ao vivo, uso de IDEs, simulação de ambientes computacionais ou configuração de ferramentas específicas.
Estudo de caso: análise e resolução de problemas reais do mercado de tecnologia.
Quiz interativo: desafios rápidos utilizando plataformas de gamificação para avaliar a compreensão dos conceitos.
Desafios imersivos: aplicação de problemas técnicos que exigem pensamento crítico e solução estruturada.
Websérie ou storytelling técnico: abordagem narrativa para ilustrar conceitos e sua aplicação prática.
Convidados do mercado: participação de profissionais para compartilhar experiências e tendências do setor.
Solução de problemas reais: proposição de projetos ou desafios baseados em cenários do mundo real.
A adoção dessas estratégias contribui para tornar a aula mais dinâmica e eficiente, promovendo uma experiência interativa e aplicada, alinhada às demandas do setor tecnológico.
Importante: para um melhor aproveitamento da aula ao vivo, o alinhamento entre o professor formador e o professor mediador deve ser feito com antecedência, garantindo que os recursos tecnológicos e pedagógicos estejam preparados para a transmissão.
As aulas ao vivo poderão ser transmitidas tanto pelo YouTube/StreamYard quanto pelo Microsoft Teams. Ambas as transmissões serão gerenciadas pelos professores mediadores, que gerarão o link da aula e o encaminharão ao professor formador.
Além do trabalho com o conteúdo, é um momento de interação com os alunos, para responder dúvidas, ler relatos etc.
A seguir, destacamos os principais pontos para a realização das transmissões:
Transmissões via YouTube/StreamYard
As aulas são transmitidas no canal oficial do curso;
O agendamento e a transmissão ocorrem via StreamYard;
A equipe de mediação realiza as configurações necessárias e fornece ao professor o link de acesso ao aplicativo no dia e horário da aula;
O professor mediador acompanha o professor formador durante toda a transmissão (50 minutos);
Recomendamos que o professor formador familiarize-se com a plataforma e realize testes prévios com o professor mediador para garantir qualidade de som, imagem, compartilhamento de slides e iluminação.
Transmissões via Microsoft Teams
As aulas são transmitidas no canal oficial do curso;
O agendamento e a transmissão ocorrem via Teams;
A equipe de mediação realiza as configurações necessárias e fornece ao professor o link de acesso ao aplicativo no dia e horário da aula;
O alinhamento entre o professor mediador e o professor formador deve ser realizado com antecedência, fora do ambiente da aula ao vivo no Microsoft Teams. Isso porque, assim que a reunião for iniciada, os alunos terão acesso imediato à transmissão;
O professor mediador acompanha o professor formador durante toda a transmissão (50 minutos);
Recomendamos que o professor formador familiarize-se com a plataforma e realize testes prévios com o professor mediador para garantir qualidade de som, imagem, compartilhamento de slides e iluminação.
Segue um tutorial de uso do aplicativo. Lembrando, a geração do agendamento das aulas ao vivo são efetuadas pelos professores mediadores. Mas é interessante que você conheça as possibilidades, até mesmo para sua formação em outras oportunidades.